A manipulação manual da coluna vertebral, e de outras articulações do corpo, existe há milhares de anos. Escritos antigos da China e da Grécia datados de 2700AC e 1500 a.c. já mencionavam a manipulação da coluna, e o manobrar das extremidades inferiores para aliviar a dor lombar. De facto, Hipócrates, o famoso médico grego que viveu entre 460 e 357 A.C., publicou um texto, que enfatizava a importância da manipulação manual. Num dos seus escritos, ele diz “Conheçam a coluna vertebral, pois esta é indispensável para a cura de muitas doenças.” Nas antigas civilizações do Egipto, Babilónia, Síria, Japão, Incas, Maias e nos nativos americanos encontram-se evidências da manipulação manual do corpo.
O início oficial da profissão Quiroprática remonta a 1895, altura em que Daniel David Palmer restaurou a audição de Harvey Lillard ao ajustar manualmente o seu pescoço. Dois anos mais tarde, em 1897, o Dr. Palmer deu início à Escola Palmer de Quiroprática em Davenport, no estado de Iowa. Até à presente data esta escola continua a formar médicos quiropráticos.
Ao longo do século XX, a profissão de Quiroprática ganhou considerável reconhecimento e apoio científico. Pesquisas demonstraram claramente o valor do cuidado quiroprático, reduzindo assim os custos dos cuidados de saúde, aumentando as taxas de recuperação e a satisfação dos doentes. De facto, um estudo muito grande realizado em 1993 no Canadá, intitulado “O Estudo Manga”, concluiu que o cuidado quiroprático pode poupar centenas de milhões de dólares anualmente em despesas relacionadas com incapacidades físicas, e em custos directos de cuidados de saúde. Outros grandes estudos realizados pelo Governo Americano, pela Rand Corporation e outros também demonstraram o valor incrível do tratamento quiroprático.