História da Quiroprática

A manipulação manual da coluna vertebral, e de outras articulações do corpo, existe há milhares de anos. Escritos antigos da China e da Grécia datados de 2700AC e 1500 a.c. já mencionavam a manipulação da coluna, e o manobrar das extremidades inferiores para aliviar a dor lombar. De facto, Hipócrates, o famoso médico grego que viveu entre 460 e 357 A.C., publicou um texto, que enfatizava a importância da manipulação manual. Num dos seus escritos, ele diz “Conheçam a coluna vertebral, pois esta é indispensável para a cura de muitas doenças.” Nas antigas civilizações do Egipto, Babilónia, Síria, Japão, Incas, Maias e nos nativos americanos encontram-se evidências da manipulação manual do corpo.

 

O início oficial da profissão Quiroprática remonta a 1895, altura em que Daniel David Palmer restaurou a audição de Harvey Lillard ao ajustar manualmente o seu pescoço. Dois anos mais tarde, em 1897, o Dr. Palmer deu início à Escola Palmer de Quiroprática em Davenport, no estado de Iowa. Até à presente data esta escola continua a formar médicos quiropráticos.

 

 

Ao longo do século XX, a profissão de Quiroprática ganhou considerável reconhecimento e apoio científico. Pesquisas demonstraram claramente o valor do cuidado quiroprático, reduzindo assim os custos dos cuidados de saúde, aumentando as taxas de recuperação e a satisfação dos doentes. De facto, um estudo muito grande realizado em 1993 no Canadá, intitulado “O Estudo Manga”, concluiu que o cuidado quiroprático pode poupar centenas de milhões de dólares anualmente em despesas relacionadas com incapacidades físicas, e em custos directos de cuidados de saúde. Outros grandes estudos realizados pelo Governo Americano, pela Rand Corporation e outros também demonstraram o valor incrível do tratamento quiroprático.

A Quiroprática desenvolveu-se assim independente da Medicina dita e ao longo do tempo desenvolveu o seu próprio sistema de formação teórica e clínica.

 

 

Medidas legislativas deram reconhecimento à Quiroprática, não só na América, Canadá, Nova Zelândia e Austrália mas também na União Europeia. A Suíça, a Noruega, a Suécia, a Finlândia, a Dinamarca e a Grã-Bretanha integraram o exercício da Quiroprática no Direito da Saúde Pública (Lei de 5 de julho de 1994). O seu ensino é exclusivamente assegurado por instituições denominadas Colleges of Chiropractic.

 

 

Os “Colleges” ou faculdades têm de ser homologados pelo Council Of Chiropractic Education (CCE), nos Estados Unidos, organismo habilitado pelo departamento federal da saúde a controlar o Ensino e zelar pelo respeito das normas impostas a estes estabelecimentos. Instituições similares ao CCE foram constituídas no Canadá, na Austrália e na Europa (European Council Of Chiropractic Education), estão ligadas ao CCE americano por acordos que asseguram a reciprocidade internacional dos diplomas através do CCE I (Council on Chiropractic Eduction International).